O Enriquecimento Ambiental (EA) entra em cena quando tornamos o local e a rotina do cão mais enriquecidos de estímulos físicos, mentais, sensoriais, alimentares e sociais.
Com o objetivo de estimular comportamentos típicos da espécie como caçar, farejar, forragear (buscar por alimentos), roer, cavar, explorar, se entocar, brincar, descansar e etc.

     Comportamentos esses que, quando expressos pelos animais, liberam substâncias responsáveis pela sensação de felicidade, reduzindo o estresse e promovendo um maior nível de bem estar físico e mental.

Previous
Next
Previous
Next

     Podemos considerar que nossos cães também vivem numa espécie de cativeiro, pois passam suas vidas confinadas dentro das nossas casas, sendo controlados quase que inteiramente por nós.

     Sem falar da rotina de trabalho cada vez mais agitada dos centros urbanos fazendo com que as pessoas cheguem cada vez mais tarde em casa, e os cães, por sua vez, têm passado cada vez mais tempo sozinhos.

     Este estilo de vida vem gerando cães frustrados, entediados e com bem estar comprometido. Assim tanto nos animais de zoológicos quanto de companhia, que vive em ambiente restrito e pobre de estímulos, podem sofrer uma série de problemas de comportamento.

     No entanto se este cão tem uma rotina enriquecida e oportunidade para expressar comportamentos naturais, ele tende ficar mais calmo, equilibrado, e com bem estar levado!

Previous
Next

Apesar de ser uma técnica simples, o enriquecimento ambiental não é simplesmente deixar um ursinho de pelúcia ou uma bolinha pela casa quando você sai para trabalhar, por exemplo. Isso, sem nenhum tipo de estímulo, recompensa ou diversão, não irá adiantar. É preciso deixar a casa realmente interessante para o cachorro enquanto você estiver fora. 

Socializar seu filhote da maneira certa será a melhor opção para ter um cão feliz e bem ajustado para o resto da vida. Saiba mais sobre como socializar seu cachorro para. superar seu medo natural

Traga seu melhor amigo para conhecer o Hotel e Creche para cães Divercão, e comprove a importância da socialização e enriquecimento ambiental!

Eii! Você tem um minuto? Responda nossa pesquisa de satisfação 🐶